Gostou? Então espalha pra galera!


"Há muito tempo que ela não sorria tão espontaneamente. Há muito tempo que ela não sentia tamanha vontade de viver, de ser feliz, de fazer as coisas boas da vida. Não, ela não está apaixonada… ela simplesmente se desapegou das coisas que não lhe faziam bem."

Carinhos Guardados ♥

01 julho 2011

Nelson Mandela: Uma Lição de Vida!




"Lutei contra a dominação branca e lutei contra a dominação negra. Acalento o ideal de uma sociedade democrática e livre em que todas as pessoas possam viver juntas, em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal pelo qual espero viver. Mas é um ideal pelo qual estou disposto a morrer se for preciso". Essas palavras proferidas pelo líder sul-africano Nelson Mandela mostram bem a sua postura política e seu temperamento.


Nascido em 1918, esse advogado, revolucionário no sentido mais preciso do termo ao lutar pela igualdade entre brancos e negros e a favor da paz mundial, concilia, em sua história de vida, a inacreditável experiência de quase 28 anos de prisão (1962-1990) com a presidência do seu país (1994-1999).

Sinopse

Em cinco capítulos, Jack Lang, ex-ministro da cultura da França, retrata a vida de um mito - Nelson Mandela. Um guerreiro na luta pelos direitos dos negros, Mandela passou 27 anos preso em Robben Island, saindo em liberdade em 1990.Tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul e conseguiu reconciliar negros e brancos.

Em 1993 recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Este livro, contudo, revela também as contradições do próprio Mandela, na forma de um drama em cinco atos - no primeiro ele é o irmão africano de Antígona - consciente de um dia ter de infringir a lei do Estado em nome de um dever superior; no segundo é Espártaco, o escravo que lidera uma rebelião contra os poderosos; no terceiro é Prometeu, acorrentado pelo racismo; no quarto ato é Próspero de 'A tempestade', de Shakespeare,o benfeitor da humanidade, e finalmente no quinto é o Rei Nelson, o sábio soberano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário