Gostou? Então espalha pra galera!


"Há muito tempo que ela não sorria tão espontaneamente. Há muito tempo que ela não sentia tamanha vontade de viver, de ser feliz, de fazer as coisas boas da vida. Não, ela não está apaixonada… ela simplesmente se desapegou das coisas que não lhe faziam bem."

Carinhos Guardados ♥

13 janeiro 2012

Sorte ou Azar - Hoje é Sexta -Feira 13

"Os supersticiosos de plantão dão o alerta: hoje é a primeira das três sextas-feiras 13 do ano (as próximas serão em abril e julho). “Nesse dia, não passo debaixo de escada de jeito nenhum. E se um gato preto cruzar o meu caminho, desvio na mesma hora”, diz o portuário Carlos Roberto Vieira.
Pode parecer exagero, mas o conselho de Carlos é seguido à risca por muita gente, em diversas partes do mundo, onde o número 13 é associado ao azar. "



Origem
        A tendência de agregar acontecimentos ruins ao período em que eles ocorreram também explica a origem da aura negativa que envolve a sexta-feira 13.
        A primeira associação é atribuída a Jesus Cristo e seus 12 apóstolos: eram 13 à mesa quando Judas traiu Jesus. Outra ligação negativa ao número é a prisão dos cavaleiros templários (Cavaleiros da Ordem Cristã, na Idade Média) em uma sexta-feira 13, no ano de 1307.
       Conhecedor da origem da superstição baseada na captura dos templários, o escultor Élver Savietto faz pouco do azar. “Essa superstição vem desde a época medieval, mas é crendice”.
       Quem também não acredita na superstição é a técnica em nutrição Marilza Prieto. “A sexta-feira será normal”.


Créditos: Divulgação
Cruzar o caminho de um gato preto em uma sexta-feira 13 é sinônimo de azar
Mais uma vez, a natureza humana explica a associação, nesse caso, positiva. “A ligação de datas ou números aos bons acontecimentos também é muito comum”, ressalta a psicóloga Elaine.

Outro aspecto do campo das ideias, para muitos, infalível, é o ensinamento da aposentada Zélia Souza Barreto. “Vai ser um dia normal. Mas, se a pessoa ficar pensando que vai acontecer algo ruim, só porque é dia 13, vai acabar mesmo atraindo o azar”.

Michella Guijt

Nenhum comentário:

Postar um comentário