Gostou? Então espalha pra galera!


"Há muito tempo que ela não sorria tão espontaneamente. Há muito tempo que ela não sentia tamanha vontade de viver, de ser feliz, de fazer as coisas boas da vida. Não, ela não está apaixonada… ela simplesmente se desapegou das coisas que não lhe faziam bem."

Carinhos Guardados ♥

04 julho 2011

Segredo das Profissões


Em verdade o segredo ou sigilo é algo que não fica à vista e nem deveria ser confidenciado a outrem, mas há uma flexibilidade no seu conceito e nos diz que ele pode ser compartilhado com uma ou com um pequeno círculo de pessoas.

Existem profissões em que o sigilo com o seu cliente faz parte de um juramento que ele, profissional, fez e que não deve ser quebrado por motivo algum.
O padre por exemplo, jamais deverá contar a outrem o que ouviu em confissão; o advogado com o cliente que o busca para tratar de interesses particulares; o enfermeiro que cuida do paciente muitas vezes é por este solicitado a fim de escutar particularidades e estas só devem ser repassadas ao médico, apenas a ele, se forem necessárias ao tratamento em curso; o médico é também um profissional que deve honrar o juramento que fez ao se formar; o psicólogo etc.
Claro que um tratamento, na maioria das vezes envolve uma equipe multidisciplinar e, um segredo que inicialmente era apenas do conhecimento médico, poderá  vir a ser compartilhado com outros profissionais envolvidos no mesmo tratamento .
Em outras ocasiões o médico se vê obrigado a compartilhá-lo com familiares, mas ele deverá ter o discernimento preciso nestas ocasiões.
Profissionais, não se permitam dar asas à leviandade a fim de que não se amargurem posteriormente. Considerai a nobreza das vossas profissões e levai a sério aqueles que estão sob os vossos cuidados. Deus nos assiste sondando a nossa alma e o nosso coração e sei que Ele colocará em cada um vós, a palavra, o incentivo e a conduta capazes de ajudar no soerguimento dos que estão sob os vossos cuidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário